top of page

O que é Constelação Familiar? - Oráculosweb

Atualizado: 24 de jun. de 2023


pessoas-feitas-de-papel-de-mãos-dadas

Você já deve ter ouvido falar sobre constelação familiar, mas você sabe do que se trata e como ela pode ser benéfica para você e sua família? Confira todos os detalhes neste artigo.


Muitas pessoas quando procuram um psicólogo para acompanhamento do tratamento, preocupam-se em conhecer os métodos utilizados pelo profissional. Isso ocorre porque cada método funciona de maneira diferente e, em alguns casos, mais de um método pode ser usado.


Por exemplo, as abordagens mais conhecidas são as terapias cognitiva-comportamental, a psicanálise, a analista e a humanista. Além deles, existe um método muito utilizado por psicólogos para analisar padrões de comportamento chamado de terapia da Constelação Familiar.


Em alguns casos, problemas individuais podem ser o resultado de influências externas e existe um tratamento eficaz para isso. Para se aprofundar mais neste assunto, continue lendo este artigo.


O que é e para que serve?


A Constelação Familiar é uma terapia alternativa criada pelo psicoterapeuta Bert Hellinger, cujo objetivo é facilitar o entendimento de transtornos psicológicos, através da identificação de fatores de estresse, especialmente aqueles distúrbios que podem estar sendo causados pelas relações familiares ou por relacionamento amorosos.


bonecos-feito-de-madeira-com-um sorriso-no-rosto-oraculosweb

Portanto, as pessoas que costumam recorrer à Constelação familiar são aquelas que:


  • Buscam soluções para problemas familiares;

  • Padrões de relacionamento negativo que precisam ser abordados;

  • Querem superar sua turbulência interior;

  • Pessoas que sofreram traumas ou perdas significativas.


Além disso, a terapia da Constelação Familiar, também é uma ótima ferramenta para quem busca alcançar um nível mais alto de sucesso profissional ou pessoal.


Como é feita a terapia?


Geralmente, nessa abordagem, um grupo de pessoas que não se conhecem é usado para ocupar o lugar e assumir o papel de alguns familiares da pessoa, na tentativa de encontrar uma solução para as dificuldades ou preocupações que ela enfrenta.


O terapeuta então encoraja a interação com esses "membros da família" e pede a cada um que tente identificar as emoções por trás das frases e ações da pessoa que busca soluções.


Portanto, é importante que ninguém que represente a família conheça a pessoa que está sendo tratada ou o problema a ser tratado, pois esses fatores não devem afetar como as emoções são interpretadas.


Durante esse tempo, o terapeuta fica fora da interação, tenta avaliar todos os pontos de vista e, em seguida, apresenta ao paciente todos os fatos de sua interação com a "família", juntamente com as emoções relatadas por cada pessoa, identificando pontos de maior estresse, e precisam ser trabalhados.


O que é importante saber antes de iniciar a constelação familiar?


Por se tratar de uma terapia relativamente complexa, o agrupamento familiar nem sempre traz resultados imediatos e pode exigir várias sessões até que o paciente comece a identificar o que precisa mudar em suas interações com alguns familiares.


De uma sessão para outra, o terapeuta costuma mudar os papéis dos diferentes "membros da família" até encontrar a organização/combinação que melhor ajude o paciente a identificar o transtorno.


É importante observar que as terapias de constelação familiar não promovem a cura, nem substituem a psicoterapia por um psicólogo ou a medicação para doenças mentais.


Em resumo, a Constelação Familiar te indicará o caminho certo para se alinhar com o universo, de um ponto de vista prático, é o seu subconsciente que está pegando as informações e lhe dizendo o caminho a seguir.


Esperamos que tenha se identificado com este artigo e que ele o incentive a buscar a ajuda que precisa.


Se você ainda tem dúvidas ou deseja explorar ainda mais as artes divinatórias, não perca mais tempo procurando respostas. Faça sua Constelação Familiar e descubra o que o futuro reserva para você. Acesse nosso site e faça uma consulta.




Comments


Consultores:

bottom of page