top of page

Baralho cigano: O que é e qual sua origem? - Oráculosweb

Atualizado: 13 de set. de 2023

Há uma presença considerável de ciganos no Brasil, mas nem por isso sua cultura é conhecida e respeitada. Hoje resolvi apresentar um pouco sobre o baralho cigano, como surgiu e o que de fato é, uma vez que se especula muito sobre ele.

De fato, como o nome dá a entender, o baralho cigano tem origem com esses povos após o conhecimento do tradicional baralho de Tarot, ou baralho de Marselha.

Para ajudar você a entender mais sobre o baralho cigano, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!


Varias cartas do Baralho Cigano abertas em uma mesa com as imagens das cartas para cima.

O que é e qual a origem do baralho cigano?


O baralho cigano tem trinta e seis cartas e deriva do tradicional baralho de Tarot, o baralho de Marselha composto por setenta e oito cartas.

Ao que tudo indica, ao ter conhecimento do baralho de tarot e de feita a sua interpretação, os povos ciganos passaram a introduzi-lo na consulta de leitura das mãos que já era comum nesta época e realizada por estes povos.

O efetivo surgimento e criação do baralho cigano teria vindo das mãos da cartomante, astróloga e cigana Anne Marrie Lenormand que dá nome ao baralho cigano. O baralho cigano tradicional mais utilizado recebe o nome de baralho de Lenormand, em sua homenagem.

Anne teria pegado o baralho tradicional de Marselha e feito algumas alterações deixando próximo à cultura e vivência cigana.

Foi Anne a responsável pela redução na quantidade de cartas, bem como uma alteração nas ilustrações que continham. As ilustrações escolhidas por ela eram próximas às de conhecimento do povo cigano para facilitar o processo de leitura e interpretação.

Como povo nômade que sempre foram, o baralho cigano acabou se popularizando e se difundindo no mundo todo junto com a prática de quiromancia, que é a típica leitura das mãos.

O baralho cigano consiste em um jogo de cartas, 36 na verdade e elas são ilustradas com diversas imagens que podem trazer tanto mensagens positivas quanto negativas, a depender da sua posição, ou associação com outras cartas.

Não se trata de um jogo de cartas pura e simplesmente, mas de um dos oráculos mais conhecidos do mundo.

É um jogo onde o consultante pode ter informações precisas e assertivas sobre determinados aspectos de sua vida ou buscar respostas sobre questões que lhe atormentam.

É mais indicado que o Tarot, uma vez que traz um foco mais preciso e respostas menos ambíguas que dão ao consultante uma visão mais precisa de sua realidade.


Outras histórias sobre o seu surgimento


Apesar de essa ser a história mais aceita e difundida, há algumas outras que nos contam um pouco sobre o surgimento do baralho cigano.

Ao que tudo indica há registros que apontam o baralho cigano a uma antiga sociedade de Atlântida que teria muito da origem do conhecimento deste povo.

Segundo essa história, os mais sábios dessa sociedade ao preverem que a mesma seria extinta viajaram para o Egito e aos sábios que lá encontraram compartilharam de todo o seu conhecimento.

Os nativos ficaram engrandecidos com os ensinamentos que lhe foram passados, mas acreditavam que isso poderia suscitar disputas e colocar a cultura do povo em risco.

Com as progressivas invasões e disputas por terras e temendo que a cultura de Atlântida fosse perdida, os sábios egípcios resolveram criar lâminas com desenhos que representavam os ensinamentos depreendidos.

Somente muitos anos depois foram conhecidos que estes desenhos gravados nessas lâminas teriam relação com a humanidade e os conhecimentos tanto buscados pelo homem.

Dessas lâminas, teriam surgido o baralho de Marselha e consequentemente o baralho cigano certo tempo depois.


O baralho cigano pode te ajudar


Agora que você já conheceu um pouco da história do baralho cigano já deve ter em mente que não se trata apenas de um jogo de cartas ou ainda de uma brincadeira de adivinhação.

A leitura adequada do baralho cigano nos proporciona uma resposta ou indícios para a melhor compreensão do momento atual.

Quando estamos confusos ou perdidos, temos uma dificuldade de visualizar a situação como um todo e com isso, nosso poder de decisão também acaba comprometido.

Assim sendo, a partir da leitura desse oráculo, é possível determinar questões importantes com mais clareza e sobre os mais diversos aspectos como dinheiro, estudos e relacionamentos em geral.

Com a leitura do baralho cigano, você poderá ter uma visão ampla da situação em que se encontra e decidir mais racionalmente sobre ela.


Diferenças com o baralho de Tarot tradicional


Apesar de derivar do baralho de Tarot tradicional, o baralho cigano apresenta características bem distintas. Dentre elas está a composição das cartas que integram o respectivo baralho.

Enquanto o baralho tradicional de Tarot é composto por setenta e oito cartas, o baralho cigano é composto por trinta e seis cartas que apresentam imagens mais relacionadas com a vida terrena e que se aproxima mais com a realidade deste povo.

No baralho cigano não há cartas relacionadas com entidades divinas que são muito comuns e integram as cartas do baralho de Marselha.

Quanto à leitura, a leitura das cartas do baralho cigano são mais assertivas e diretas do que as do Tarot tradicional.


Conhecendo as principais cartas do baralho cigano

Resolvi apresentar a você as principais cartas que compõem o baralho cigano e o seu significado. Vale reforçar que o significado específico depende unicamente do local onde a carta aparece e o conjunto de outras cartas que aparecem com ela.

· Caixão: embora seja tido como um símbolo negativo, o caixão quando aparece representa quase sempre o fim de um ciclo e um recomeço. Está associado ao renascimento, ao ciclo constante de inícios e fins.

· Foice: a foice pode apresentar algo ruim, a depender da sua localização no jogo. Representa um fim abrupto, marca um rompimento. Ao contrário do caixão que significa fins e recomeços, a foice expressa aquilo que será findado de maneira abrupta, repentina.

· Nuvens: Dificuldade para enxergar com clareza o momento presente. Expressa confusão, instabilidade e dificuldade em lidar com as próprias emoções e sentimentos. Pode representar também perda financeira e impulsividade ou precipitação para a tomada de decisões.

· Navio: O navio quase sempre expressa algo bom, a mudança para novos horizontes, mudanças que podem ser tanto internas quanto externas que darão outros rumos para a sua vida. Pode indicar também uma viagem ou ainda o início de novos negócios. Quase sempre expressa que segmentos da sua vida sofrerão mudanças.

Gostou de saber mais sobre o baralho cigano? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!


Veja o significado das outras cartas do Baralho Cigano:


Significado da carta 1 – O CAVALEIRO

Significado da carta 2 – O TREVO ou OS OBSTÁCULOS

Significado da carta 3 – O NAVIO ou O MAR

Significado da carta 4 – A CASA

Significado da carta 5 – A ÁRVORE

Significado da carta 6 – AS NUVENS

Significado da carta 7 – A COBRA ou A SERPENTE

Significado da carta 8 – O CAIXÃO

Significado da carta 9 – AS FLORES ou O BUQUÊ

Significado da carta 10 – A FOICE

Significado da carta 11 – O CHICOTE

Significado da carta 12 – OS PÁSSAROS

Significado da carta 13 – A CRIANÇA

Significado da carta 14 – A RAPOSA

Significado da carta 15 – O URSO

Significado da carta 16 – A ESTRELA

Significado da carta 17 – A CEGONHA

Significado da carta 18 – O CACHORRO

Significado da carta 19 – A TORRE

Significado da carta 20 – O JARDIM

Significado da carta 21 – A MONTANHA

Significado da carta 22 – O CAMINHO

Significado da carta 23 – O RATO

Significado da carta 24 – O CORAÇÃO

Significado da carta 25 – O ANEL

Significado da carta 26 – OS LIVROS

Significado da carta 27 – A CARTA

Significado da carta 28 – O CIGANO

Significado da carta 29 – A CIGANA

Significado da carta 30 – OS LÍRIOS

Significado da carta 31 – O SOL

Significado da carta 32 – A LUA

Significado da carta 33 – A CHAVE

Significado da carta 34 – O PEIXE

Significado da carta 35 – A ÂNCORA

Significado da carta 36 – A Cruz


Gostou de saber mais sobre o Baralho cigano? Continue acompanhando nossos artigos. Temos muito mais a compartilhar com você!

Se você ainda tem dúvidas ou deseja explorar ainda mais as artes divinatórias, não perca mais tempo procurando respostas. Faça agora sua consulta de Baralho Cigano e descubra o que o futuro reserva para você. Acesse nosso site e faça uma consulta.

Comentarios


Consultores:

bottom of page